Ensino Fundamental
Dos 7 aos 14 anos
Nesta idade a criança passa por um processo de transição e se interessa por descobrir o mundo, a escrita, os sinais de trânsito, o diálogo entre as pessoas, o porquê e como tudo acontece em seu entorno. Neste período aprendemos que o mundo é belo e é por isso também que professor apresenta as crianças a alfabetização, a introdução dos números, a observação da natureza, a retrospectiva da história humana e seus desafios, conquistas, características étnicas, culturas e os diversos ambientes.
Professor Guia
O Professor Regente acompanha os alunos de sua turma todos os anos, como um guia no caminho em busca do conhecimento mútuo. Nesta jornada o professor se prepara para as aulas, ele vivencia o conhecimento através da experiência que será a base e referência para que a criança também se motive a fazer o mesmo, em busca de sua auto educação.
Histórias
Na PW as histórias são alimento para a alma, são elas que trazem vitalidade para as crianças ao serem contadas pelos professores. Isso possibilita que a criança se identifique e possa observar seus próprios sentimentos, desenvolver a sua imaginação e também encontrar soluções para suas próprias dúvidas e inquietações. As crianças se transportam para o seu interior, se vêem através dos personagens e passam a compreender melhor a si e o mundo ao seu redor.
Convívio
É através da interação com o outro que aprendemos a atuar no mundo.
Na escola, as crianças, pais e professores aprendem desde a sala de aula até as atividades desenvolvidas de forma colaborativa para a escola, como: mutirões de manutenção e reforma do espaço físico, em reuniões de época com o professor regente e pais da turma, em ações sociais para arrecadação de fundos para escola e formação continua dos professores. Neste ambiente aprendemos a desenvolver o respeito uns pelos outros, a ouvir e nos expressarmos com transparência, a lidar com as situações desafiadoras, com as oportunidades de mudança e de fazer melhor a cada dia. Na escola Grão Saber entendemos que as relações e convívio são tão importantes para nosso desenvolvimento e das crianças quanto o que está no currículo, por isso os pais tem como referência o contato direto com o professor regente e são convidados a participar diretamente da educação de seus filhos.
Cada ser em si carrega um mundo, que pode ser descoberto através da interação social e das diferentes perspectivas.
Arte aprendizagem
É através da arte que a criança aprende a se expressar e admirar a beleza do mundo. Na pedagogia waldorf as crianças estão constantemente em contato com a música, pintura, desenho, teatro e trabalhos manuais. Assim como as histórias, a arte proporciona a criança um alimento, trabalha suas emoções e desenvolve sua expressão corporal.
Épocas
Nas escolas waldorf, durante todo o ano letivo, o ensino acontece em épocas e cada época dura de 4 a 5 semanas. Este período se assemelha ao ciclo lunar, proporcionando que criança e professor aprofundem o conhecimento sobre uma mesma matéria ou tema de forma interdisciplinar. Ao fim de cada época as experiências e conhecimentos adquiridos pela criança “descansam” para que uma nova época de experiências possa ser iniciada e assim, sucessivamente, os conteúdos serão absorvidos de forma alternada e “impressos” integralmente no corpo da criança.
Interdisciplinaridade
A tarefa do professor waldorf é a de proporcionar experiências e o ambiente necessário para a autoeducação de seres integrais. Isto quer dizer que cada atividade proposta precisa levar em consideração que as crianças são dotadas de pensar (cognitivo), sentir (nossas emoções) e o querer (exercício da vontade de atuar no mundo), para isso o conteúdo curricular é apresentado de forma interdisciplinar, do macro para o micro, do todo para as partes e assim a criança vive primeiro a prática para depois entender a teoria. Na Época “Do grão ao pão”, a criança é convidada a periodicamente fazer o pão em casa ou na sala de aula. De forma interdisciplinar ela é convidada a primeiro escrever a receita português: linguagem, expressão, escrita), depois ela observa e reúne o número de ingredientes para fazer o pão e surge a matemática: raciocínio lógico, soma, multiplicação, quantidades), após ela faz o pão, com suas próprias mãos, exercitando sua corporalidade, sentindo a textura, provando a massa através do paladar, olfato, surge a satisfação de ter feito algo por si mesma, e também a motivação e vontade de aprender melhorar a receita a cada dia.
Aprender em movimento
Hoje sabemos o quanto o movimento é importante para o desenvolvimento corporal da criança. Nas grandes metrópoles, as pessoas estão cada vez mais limitadas ao espaço e movimento, moradias cada vez menores e concretadas, locomoção sendo feita por ônibus ou carros ao invés da caminhada, fizeram com que as necessidades de movimento nos anos iniciais ficassem comprometidas e cada vez mais lacunas no desenvolvimento humano são observadas. Este foram alguns das razões pelos quais o aprender em movimento surgiu.
Ao invés de cadeiras e carteiras foram introduzidas almofadas e bancos de fácil mobilidade e também versáteis em sua forma de utilização. Na sala em movimento os bancos se transformam em cavaletes, travas de equilíbrio, mesa do lanche, palco e até mesmo camas, ora como carteiras para os alunos utilizarem seus cadernos ora afastados proporcionando o movimento das crianças em roda com a professora. A possibilidades são diversas e assim a criança consegue aprender e se movimentar com naturalidade, inclusive fortalecendo sua musculatura, postura e retidão.