“As escolas são espaços essenciais de promoção de saúde integral. Neste momento é necessário apoio e engajamento de todos nas ações de prevenção, para mantermos o ambiente escolar seguro para a convivência.”

Estar com escolas abertas na pandemia é um grande desafio e responsabilidade para todos nós, como também uma grande oportunidade de aprendizado de vida, em que o propósito maior é prepararmos nossas crianças para agir no mundo com consciência, coragem, amor e coerência.

Em agosto de 2020, a Escola Grão Saber criou uma comissão trimembrada (representantes do Colegiado, da Mantenedora, Coordenação Administrativa, Secretaria Escolar e Conselho de Famílias), chamada Comissão de Análise para Retomada das Aulas Presenciais (ARAP) porque havia a perspectiva de retorno presencial em nossa cidade para o mês de setembro.

Nesta época, a Comissão tinha por objetivo analisar a viabilidade pedagógica, financeira e estrutural da escola para o retorno presencial, construindo soluções reais, criativas e humanas para que nossa escola pudesse reabrir, atuando da maneira mais segura e coerente com os princípios da Pedagogia Waldorf.

Com este horizonte em perspectiva, a Comissão realizou as seguintes ações:
Estudou as normativas publicadas pelas instituições governamentais e estaduais (SEED, SESA, SMS);

Estudou, analisou e debateu artigos brasileiros e internacionais sobre a COVID-19 e a pandemia;

Estudou protocolos sanitários para reabertura das escolas, brasileiros e internacionais;

Participou de um grupo regional interescolar Waldorf que dialogava sobre as práticas para a retomada das aulas presenciais;

Informou a comunidade escolar sobre o protocolo de segurança da Secretaria Estadual de Educação e de Esporte;

Manteve constante diálogo e comunicação das ações com a comunidade escolar;

Trouxe referenciais da Antroposofia e da área médica para esclarecimentos gerais diretamente com membros da Comissão, como também com a comunidade escolar;

Realizou pesquisa com a comunidade escolar sobre as expectativas de um possível retorno presencial;

Produziu o Protocolo de Retomada das Aulas Presenciais da Grão Saber, que descreve procedimentos de cuidados individuais e coletivos para a prevenção da COVID-19 no ambiente escolar e apresentou para toda nossa comunidade escolar.

Neste ano, os objetivos da Comissão mudaram e o maior foco de atuação seria a prevenção e o monitoramento de casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 dentro da escola. Assim, em maio de 2021, se tornou uma Comissão de Apoio e Monitoramento do Retorno das Aulas Presenciais (AMORAP). As reuniões ocorrem semanalmente, num grupo menor de trabalho com representatividade das áreas pedagógica, gestão escolar, jurídica e médica.


Ações realizadas:

Atualização do Protocolo de Biossegurança e Contingência do COVID-19 para atender as novas normativas de 2021 da Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde;

Acompanhamento semanal da curva epidemiológica e do índice R de transmissão da COVID-19, através das informações da Secretaria Estadual de Saúde;

Reuniões informativas e de treinamento com Colegiado e Equipe Administrativa da Escola;

Criação e envio de recados informativos para a comunidade escolar, contendo dicas e lembretes sobre cuidados com a saúde, cuidados coletivos e orientações sobre o nosso protocolo;

Criação de um procedimento para Monitoramento de Casos Suspeitos ou Confirmados de Covid-19 dentro da escola, como também de contatos com estes casos;

Realização diária do monitoramento de forma individual e sigilosa;

Comunicação ao Distrito Sanitário dos casos monitorados

Importante lembrar que, neste momento da pandemia, qualquer pessoa que apresente um ou mais sintomas do Checklist Diário de Saúde é considerado caso suspeito. O principal objetivo do monitoramento é o isolamento precoce para reduzir o risco de transmissão dentro da escola.

O monitoramento, assim como as orientações e decisões da escola são pautadas no nosso Protocolo de Biossegurança e Contingência do Covid-19 e toda decisão é realizada em conjunto com o Núcleo Gestor da Escola.