Grão Comunica

Para facilitar a comunicação da escola com as famílias, estamos relançando o canal Grão Comunica. A proposta é periodicamente publicarmos notícias do que acontece no dia a dia de nossa comunidade escolar. Esperamos que este canal permita mais fluidez nas informações e que elas possam chegar a todas as pessoas interessadas. Sugestões de pautas ou qualquer comentário, escreva para secretaria@graosaber.com.br

Matrículas 2023

Primeiro passo com a turma do 1º ano
 
  • O processo de matrículas para 2023 já começou! A Comissão de Matrículas fez no primeiro semestre uma avaliação e reorganizou todo o processo de matrículas da escola, com foco em gerar mais agilidade nas efetivações. A primeira fase teve início em junho, onde as famílias da escola foram convidadas a manifestar as intenções de vagas para irmãos de alunos, que sempre tiveram prioridade e só então passamos a contatar as novas famílias que poderão ocupar as vagas do ano que vem. 

  • Estas, já estavam solicitando vagas desde outubro de 2021, foram acolhidas por meio de visitas guiadas e no sábado do dia 27 de agosto, a Grão realizou a primeira Vivência do ano, onde famílias que ainda não conheciam a escola puderam se apropriar um pouco mais da Pedagogia Waldorf, da gestão e governança e do processo de matrículas, planejando o ingresso de seus filhos no ensino fundamental.

  • Até o momento, a secretaria já registrou mais de 100 intenções de vaga para nossa escola e temos muitas famílias em fila de espera. A Grão deseja que este seja um excelente momento não só para as novas famílias, mas também para a equipe envolvida na organização e execução do evento. A próxima Vivência ocorrerá no dia 24 de setembro, das 9h às 12h.
  • Caso você conheça pessoas interessadas em vagas, pedimos que falem com a secretaria no 3057-4694. Após a Vivência, o processo de matrículas seguirá com as conversas individuais e os alinhamentos necessários até as efetivações de matrículas.

Dinheiro na Grão

Desafios para 2023
 
  • O exercício financeiro de revisão do ponto de equilíbrio trouxe um incremento de R$ 3.915,00 nas receitas mensais da escola, a partir das respostas de 72 famílias de nossa comunidade. Agradecemos aos esforços de todos para essa atualização. O formulário segue aberto, podendo ser preenchido a qualquer momento, caso o cenário financeiro da família mude: https://forms.gle/i8UeKVLee8FFcBXP6
  •  
  • O relatório de resultado financeiro mensal da escola está disponível na página transparência em nosso site: https://graosaber.org.br/portal-da-transparencia/ lá, na planilha 2022, você pode acompanhar o resultado gerencial mensal. O de agosto está atualizado e nosso déficit no mês foi de 17 mil reais.  
  •  
  • 2022 é um ano desafiante para a escola, com a mudança de sede e equilíbrio das contas dentro do modelo fraterno. Para 2023 o orçamento está sendo elaborado, onde será buscado o aprimoramento do processo fraterno para que traga as melhorias necessárias para a gestão do novo espaço físico, além de lidarmos com as diferenças econômicas e sociais presentes em nossa comunidade.
  • Para quem que apoiar a escola neste momento ou tirar dúvidas, entre em contato com a Comissão Financeira pelo WhatsApp 41 98444-1752.

Festa Medieval

l

Dia especial de confraternização
  • Dia 17 de setembro teremos Festa Medieval na Grão Saber. O evento, que será na sede atual, Estrada Guilherme Weigert, 265, acontecerá das 13h às 18h, e terá diversas atrações.
  •  
  • Uma comissão composta por membros do Conselho de Famílias e Mantenedora, foi criada para planejar e envolver toda a comunidade na organização e realização. A Festa Medieval é uma ação dentro do currículo Waldorf, na época sobre a Idade Média, do 6º ano. A proposta do evento surgiu na reunião de época da turma do 6º ano, como sugestão de ampliar a festa para toda a comunidade da escola.
  •  
  • O Conselho de Famílias acolheu o novo impulso e ampliou a festa, incluindo também o objetivo de arrecadar fundos para as obras da escola. Assim, teremos uma festa medieval aberta para interessados de fora da nossa comunidade.
  •  
  • Para o dia, estão planejadas apresentações de música e dança antigas, duelo de espadas, oficina de letras góticas, apresentação de flauta, dança circular, bazar e gastronomia.
  • Em breve iniciaremos a venda de ingressos. Fiquem atentos. As vagas serão limitadas!
  • Prepare já seu traje medieval, convide seus amigos e nos ajude a tornar este dia ainda mais especial. 

Legalização da escola

Conquista do Alvará de Funcionamento e Licença Sanitária

A Escola Grão Saber agora tem Alvará de Funcionamento e Licença Sanitária para oferta de educação – Ensino Fundamental na nova sede. Durante as férias, mais exatamente dia 28 de julho, a secretaria de urbanismo emitiu o alvará com tempo indeterminado para a Associação, mudando também na Receita Federal o CNAE – Cadastro Nacional de Atividades Econômicas para Escola e endereço da associação para a Rua José Antonio Leprevost, 331 – Santa Cândida. 

E no dia 04 de agosto, a Secretaria de Saúde emitiu a Licença Sanitária Simplificada para a atividade da escola também na nova sede. Com isso, os documentos exigidos pela prefeitura para funcionamento foram conquistados: Alvará de Funcionamento, Licença Sanitária e Licença Corpo de Bombeiros. 

O que significa? 

Além da legalidade junto a prefeitura de Curitiba, os documentos são pré-requisitos para o credenciamento da Escola junto a Secretaria de Estado de Educação. No dia 28 de julho,  a Grão Saber deu entrada junto a SEED dos documentos de credenciamento da escola, onde envolve o pedido de currículo escolar de todos os anos da qual estamos trabalhando.

Essa é uma conquista de toda a comunidade. Uma conquista que traz reconhecimento jurídico a uma escola que já fez e faz a diferença na vida de muitas pessoas. 

 Parabéns a comunidade Grão Saber por acreditar na educação.

Mudança 

Início das obras 

As férias de julho deram o pontapé inicial para as obras de preparação da nova sede para receber toda a escola em 2023. No dia 16 de julho tivemos o 1º mutirão da mudança, onde foram retirados todos os tacos das áreas que foram demolidas. A obra começou dia 17, com abertura do espaço onde era marcenaria e salas do bloco central, além da transformação do espaço que era laboratório, para ser o administrativo. As obras seguirão ao longo do segundo semestre. Confira algumas fotos abaixo. 

A Associação Mantenedora está preparando um encontro para apresentar a programação e projeto de transformação do espaço que receberá toda a escola em 2023. Logo teremos mais mutirões para a participação de toda a comunidade.

Área do bloco central demolida que será transformada em pátio descoberto.
Abertura da antiga marcenaria para facilitar a circulação e integração com quadra e espaço Grimm.
Troca de janelas, abertura de portas e colocação de revestimentos nas paredes e forro no local onde era laboratório e será administrativo e salas de reuniões.