“A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas.”
Rudolf Steiner
Pedagogia Waldorf
A pedagogia Waldorf, criada pelo filósofo Rudolf Steiner, tem como base o desenvolvimento sadio da criança, com um currículo estruturado para formar adultos capazes de enfrentar os desafios contemporâneos com criatividade, ética e coragem.
Na Grão Saber a pedagogia é vivida considerando o tempo e o espaço em que vivemos, onde o enriquecimento do pensar é vivido junto com a força do agir e do aprender a reconhecer e a lidar com os sentimentos.
O Pensar, sentir e querer são cultivados desde o jardim da infância nas escolas Waldorf, sempre com respeito às particularidades de cada faixa etária. As artes, os trabalhos manuais e as atividades ligadas ao fazer estão presentes em toda a trajetória do aluno na escola.
Educação Infantil
De 2 a 6 anos
Nesta idade a criança é pura vontade e movimento. As jardineiras (professoras e auxiliares da turma) proporcionam um ambiente natural, aconchegante e protegido para as acrianças. Nesta fase eles aprendem que o mundo é bom e o ritmo necessário para um desenvolvimento salutar.
Ritmo e ordem
Na Pedagogia Waldorf, ensinar ritmo é ajudar a criança a transitar entre momentos de expiração (expansão) e inspiração (recolhimento).
As atividades em casa devem seguir este ritmo de forma harmoniosa, e os pais devem observar os filhos para ajudá-los no transitar de um momento para o outro. O tempo em cada momento do ritmo depende da idade da criança.
Ritmos anuais
Nos primeiros sete anos, tempo e espaço serão vivenciados de forma bem orgânica e concreta, através do ritmo impresso pelas sequências de atividades propostas.
Esse ritmo é constituído basicamente de atividades de concentração e de expansão, que sucedem em constante dinâmica, acompanhando o ciclo da natureza em seu ritmo de inspiração e expiração, dia e noite, vida e morte, verão e inverno, etc. Através dessas atividades harmonizaremos as vivências de polaridades tais como: dormir e acordar, claro e escuro, dentro e fora, contração e expansão.
No dia-a-dia, as repetições de tarefas e de movimentos estabelecerão os hábitos – a memória inconsciente corporal que permanecerá por toda a vida.
Nos primeiros sete anos, tempo e espaço serão vivenciados de forma bem orgânica e concreta, através do ritmo impresso pelas sequências de atividades propostas.
Esse ritmo é constituído basicamente de atividades de concentração e de expansão, que sucedem em constante dinâmica, acompanhando o ciclo da natureza em seu ritmo de inspiração e expiração, dia e noite, vida e morte, verão e inverno, etc. Através dessas atividades harmonizaremos as vivências de polaridades tais como: dormir e acordar, claro e escuro, dentro e fora, contração e expansão.
No dia-a-dia, as repetições de tarefas e de movimentos estabelecerão os hábitos – a memória inconsciente corporal que permanecerá por toda a vida.
Ligação a Natureza
No convívio com a natureza a criança desenvolve o seu livre brincar, a imaginação, o cuidado com o meio ambiente e aos poucos ela percebe que faz parte de um todo.
Contração e expansão
No jardim Waldorf contração e expansão fazem parte do dia a dia favorecendo o desenvolvimento integral da criança. O brincar dentro e fora já trazem estes movimentos desenvolvendo confiança e segurança na criança. O ritmo entre atividades de contração e expansão segue o ritmo cardio respiratório do coração e pulmão. Quando o ser humano respeita essa pulsação ele se insere no ritmo natural e adquire saúde física e emocional. Um exemplo é o ritmo diário no jardim de infância.
Sinais de prontidão
Quando se fala de prontidão para a alfabetização se pensa em leitura e escrita, mas e muito mais que isso. E perceber sensorialmente formas, orientar-se no espaço, perceber direções, lateralidade e ter equilíbrio. É orientar-se com ritmo, saber ouvir, estar atento, ter concentração e sobretudo é conhecer o sentido do que está percebendo.
As brincadeiras de corpo como rolar no chão, se arrastar, engatinhar, cambalhotar, andar, correr, pular, subir e descer escadas e árvores, pular corda, colaboram para a aquisição da coordenação motora, para o equilíbrio e a percepção corporal de si e sua relação com o espaço ao seu derredor.