Escola Waldorf

Ensino Infantil e Ensino Fundamental

A Grão Saber nasceu de um movimento de pais dentro do jardim de infância waldorf Ghimell, onde cinco famílias em 2014 se reuniram a partir da pergunta: Onde os filhos vão estudar no ensino fundamental? A pergunta mobilizou a vontade de compreender a ideia de criar uma nova escola de ensino fundamental Waldorf na cidade.

 

Para isso, trabalharam por 10 meses, se encontrando para estudar, se ajudar, confraternizar e criar um plano de negócios. Logo de cara perceberam que não iriam fazer escola para os filhos, mas que estavam em busca de construir uma comunidade que sustentasse uma escola, a partir dos princípios da colaboração e confiança.

Essa vivência estreitou laços, fez emergir uma imagem de futuro e um estudo de viabilidade de uma nova escola. Com estes fundamentos, o sonho foi compartilhado com famílias dos jardins Waldorf em Curitiba e o grupo cresceu para 18 famílias. Já com quase 40 pessoas envolvidas, a Grão Saber ganhou personalidade jurídica, com estatuto, cnpj e conta bancária, onde os associados já iniciaram doando mensalmente para o fundo que faria nascer a escola. 

Com grupos de trabalho para atender diversas necessidades da associação como comunicação, pedagógico, mobilização de recursos, espaço físico, bazar, as assembleias aconteciam a cada 15 dias para gerar alinhamento, estudo e planos de ações.

Em 2016 o coletivo criou o projeto: A poética da docência no Brasil com o objetivo de envolver professores que tivessem interessados em formar junto a nova escola, a partir do ambiente comunitário que estava sendo buscado. Com patrocínio do Instituto EcoSocial, XX professores participaram da formação, que trouxe XX profissionais de todo o Brasil para tratar de pedagogia Waldorf, outras formas de educação e desenvolvimento humano, ao longo de 10 meses. Foram XX encontro, XX temas abordados. No final do processo, os professores identificados com o projeto e mobilizados em construir a escola formaram o colegiado de professores da Grão Saber.

No final deste mesmo ano, a associação Grão Saber alugou a sede da escola, em um espaço de ampla área verde e adaptou uma residência para se transformar em uma escola. Com o colegiado de professores mobilizado e estruturado, foi possível abrir as matrículas e iniciar a escola Grão Saber no 07 de fevereiro de 2017, com 42 alunos, da 1ª a 3ª série. 

A escola foi crescendo ano a ano, vivendo desafios, ganhando estrutura de gestão e maturidade para vencer os grandes desafios de nosso tempo. Organização administrativa, modelo de governança, currículo pedagógico, formação continuada e estrutura física foram evoluindo para fazer a escola crescer. Em 2022, com turmas de 1ª a 5ª série, somamos 130 alunos, 32 colaboradores e 94 associados, formando uma comunidade com cerca de 400 pessoas. São muitas famílias, voluntários, professores e colaboradores envolvidos com a Grão Saber ao longo de sua história. É da doação, coragem e inspiração de muitas pessoas que possibilitam o aprendizado e evolução desta escola.

Na Grão Saber, convívio e colaboração ensinam.