História

O impulso para a criação da Associação Grão Saber surgiu no início de 2014, onde pais que têm filhos matriculados no Jardim Ghimell em Curitiba, iniciaram conversas nos ambientes sociais da escola a partir da pergunta: em qual escola colocar os filhos quando chegarem na 1ª série? Destas conversas, em 7 de junho de 2014, cinco famílias marcaram um encontro para falar sobre está pergunta.

 

No levantamento das informações percebeu-se que a pedagogia Waldorf teve aumento da demanda na cidade nos últimos anos. A escola Waldorf existente, localizada na região Noroeste de Curitiba, vem lidando com lista de espera, e do outro lado da cidade existe a concentração de jardins Waldorf com cada vez mais procura.

 

No final da conversa decidiram que iriam se encontrar quinzenalmente para estudar, criar um ambiente social saudável para fortalecer vínculos, crianças brincarem e proporcionar um ritmo de trabalho. Estava claro que todos tinham o mesmo sonho: criar de forma associativa uma nova escola Waldorf na região leste ou norte de Curitiba.

 

A partir deste momento, foram 10 meses de encontros nas casas dos membros do grupo, com atividades de apoio às famílias, estudos, alinhamento e definições de estratégias, que culminaram com a identificação dos objetivos, criação de plano de negócios, análise de viabilidade financeira, entendimento da pedagogia Waldorf e governança da associação e escola, gerando os subsídios necessários para abrir espaço para acolher novas pessoas que se identificam com a mesma proposta.

 

No dia 26 de abril de 2015, outros pais do mesmo jardim foram convidados para conhecer o que o grupo tinha produzido, onde o sonhos e objetivos foram compartilhados, gerando a imagem de um ímã, que atraiu para o grupo mais 15 famílias, mudando assim o patamar da iniciativa de grupo para movimento de pais, chegando à 37 pessoas que queriam alcançar os mesmos objetivos.
A partir de maio de 2015, com a entrada de novos membros, o impulso ganhou mais habilidades, competências e experiências que ajudaram a dar nova dinâmica, profundidade e consistência ao trabalho, gerando inclusive pagamento de mensalidades de todos os envolvidos.

 

Foi neste período que a Associação Grão Saber foi criada. Constituída juridicamente e num ritmo de dedicação semanal dentro de grupos de trabalho criados a partir das necessidades percebidas e interesse/expertise dos membros, e quinzenal em assembleias que juntam todos os associados, gerou no grupo a criação e fortalecimento de vínculos e doações das habilidades dos envolvidos para alcançar os objetivos propostos.

 

No final de 2015 firmamos nossa primeira parceria institucional, com o EcoSocial, apoiador e patrocinador do Projeto A Poética da Docência no Brasil.

 

Este projeto, lançado em fevereiro de 2016, foi criado para nos ajudar a criar o corpo docente da Escola, num espaço que conte com nosso DNA, convívio, troca de experiências e aprendizados, congregando futuros professores, apoiadores, associados e futuros pais dos estudantes desta escola que acreditem nesta forma de colaborar e construir.
É uma história ainda curta. Estamos fazendo e construindo diariamente com muita dedicação, vontade e coragem. Logo mais teremos novas coisas para contar aqui!